Criar um servidor?

Portuguese
GhostGTO
Member
 
Posts: 11
Joined: Tue Mar 11, 2014 11:16

Criar um servidor?

by GhostGTO » Fri Mar 14, 2014 11:10

Bom dia pessoal.
Estou considerando criar um servidor.
Porém queria saber se alguém está afim de ajudar.
Gostaria de saber também qual tipo de host posso usar para o jogo.
OBS: Não será feito rapidamente, pois eu praticamente estou sem tempo e creio que muitos aqui trabalham e/ou estudam.
 

User avatar
BrunoMine
Member
 
Posts: 902
Joined: Thu Apr 25, 2013 17:29
GitHub: BrunoMine

by BrunoMine » Fri Mar 14, 2014 12:29

Bom, gostei da proposta. Eu não sou um fan de minetest muito experiente mas ja abri um servidor chamado minemacro que, até hoje, pelo que sei foi o unico brasileiro que ja existiu e era até bem famoso mas como você ja disse, estou sem tempo. Então vamos ao que interessa.

O servidor de minetest pode ser hospedado no seu computador ou em host alugado veja:
Your phone or window isn't wide enough to display the code box. If it's a phone, try rotating it to landscape mode.
Code: Select all
Seu próprio pc com internet de 100kbps -> não da pra jogar
Seu próprio pc com internet de 500kbps -> 2 jogadores (nunca testei mas acho que mesmo sem mods ainda fica lento)
Seu próprio pc com internet de 1 mega -> 4 jogadores (ainda da pra por algum mod bem simples)
Seu próprio pc com internet de 5 mega -> 5 - 8 jogadores (ainda da pra por algum mod simples)
Seu próprio pc com internet de 10 mega -> 10 - 15 jogadores


Não testei todas essas possibilidades mas ja da pra ter uma ideia de como funciona. Veja alguns pontos importantes tbm sobre a criação de um servidor:

  • Quanto mais mods menos jogadores online
  • Quanto mais jogadores (obviamente) precisa-se de mais moderação
  • Servidores hospedados em hosts alugados podem ter um desempenho um pouco melhor do que o seu pc
  • Mods de mobs exigem um cuidado muito maior pois minetest ainda não sabe lidar muito bem com esse tipo de situação
  • Jamais coloque algum mod com erros, sempre revise o código ou so use mods de criadores experientes

Acho que isso ja lhe ajudará bastante! Se for usar mods, de uma olhada nesse site, os são traduzidose você pode verificar o tópico de seus criadores.
Last edited by BrunoMine on Fri Mar 14, 2014 12:34, edited 1 time in total.
My small square universe under construction ... Minemacro
Comunidade Minetest Brasil
www.minetestbrasil.com
 

GhostGTO
Member
 
Posts: 11
Joined: Tue Mar 11, 2014 11:16

by GhostGTO » Fri Mar 14, 2014 12:49

"Quanto mais mods menos jogadores online"

Você se refere a parte de quantia de mods ou a conexão do player para Download?

Estou querendo desenvolver um servidor sério, coisa que o Minecraft nunca permitirá e o Minetest está conseguindo fazer. Algo moderno e interessante.

Desenvolver mods em lua é muito dificil? Estou considerando desenvolver.
 

User avatar
BrunoMine
Member
 
Posts: 902
Joined: Thu Apr 25, 2013 17:29
GitHub: BrunoMine

by BrunoMine » Fri Mar 14, 2014 13:32

Quanto mais mods mais lento o servidor fica. Claro que depende do mod, por exemplo: o mod mobs(criador por PilzAdam) adiciona mobs que spawnam em volta dos jogadores, esse mobs continuam la (apesar de alguns sumirem com a luz) a travar (a explicação disso é meio complexa) e multiplicar-se num mesmo lugar. isso acontece dezenas de vezes num servidor com varios player andando pelo mapa e deixando mobs travados para traz.
Até itens que ficam espalhados pelo chão se multiplicam (as vezes pra baixo da terra) e acabam com o processador. mas se você é acontumado a jogar minecraft sabe que existe um mecanismo de limpeza que apesar de não muito desenvolvido em minetest é muito mais usado do que em minecraft.
Quanto a linguagem de desenvolvimento em mods, eu realmente não acho dificil, claro que os mods mais dificeis requerem mais conhecimento, mas o motor de minetest é muito simples quanto a isso.
Last edited by BrunoMine on Fri Mar 14, 2014 13:34, edited 1 time in total.
My small square universe under construction ... Minemacro
Comunidade Minetest Brasil
www.minetestbrasil.com
 

GhostGTO
Member
 
Posts: 11
Joined: Tue Mar 11, 2014 11:16

by GhostGTO » Fri Mar 14, 2014 15:18

Faz sentido. Apesar de que meu futuro servidor não terá mais de 25 slots. Afinal, mais do que isso não vale a pena, já que o jogo não é popular nem aqui nem nos países ricos.

Quanto a parte de mods: Bom saber que a engine é simples a respeito. Considero desenvolver mods novos no futuro.
 

GhostGTO
Member
 
Posts: 11
Joined: Tue Mar 11, 2014 11:16

by GhostGTO » Fri Mar 14, 2014 15:44

Duas coisas sobre o host: Eu tenho como hospedar em "computadores" ARM (Raspberry Pi e semelhantes)? E em dispositivos Android high-end (Moto X, Nexus 4/5, NVIDIA Shield, etc...)? Caso contrário, quais hosts me recomenda?
 

User avatar
BrunoMine
Member
 
Posts: 902
Joined: Thu Apr 25, 2013 17:29
GitHub: BrunoMine

by BrunoMine » Fri Mar 14, 2014 15:55

25 slots? minetest não é popular por motivos de erros/bugs, para ter um servidor de 25 slots você precisará de um aparato muito especifico (e algum custo financeiro). Estou falando isso porque imagino que você va criar um servidor muito veloz, quase que sem travamentos, e se assim acontecer acredito que irá popularizar de forma muito rápida de modo que 25 slots será muito pouco.
Veja uma screenshot que tirei quando existia meu servidor minemacro
Image
Só cabia 10 jogadores (sim, ficava lotado e eu recebia inumeras recramações) porem não travava e era possivel entrar em 10 segundos. Claro que eu usei algum mods especiais para por diversão no jogo e não enjoar(bem como traduzir itens, adicionar missões e etc...).
Last edited by BrunoMine on Fri Mar 14, 2014 15:56, edited 1 time in total.
My small square universe under construction ... Minemacro
Comunidade Minetest Brasil
www.minetestbrasil.com
 

GhostGTO
Member
 
Posts: 11
Joined: Tue Mar 11, 2014 11:16

by GhostGTO » Fri Mar 14, 2014 17:41

Para 15 slots. Qual aparato recomenda?
 

User avatar
BrunoMine
Member
 
Posts: 902
Joined: Thu Apr 25, 2013 17:29
GitHub: BrunoMine

by BrunoMine » Fri Mar 14, 2014 17:53

GhostGTO wrote:Para 15 slots. Qual aparato recomenda?

Baseando-se que você va manter um computador 24 horas so para essa função
Processador: Intel Pentium (2.13GHz, 3MB cache)
Memoria: RAM 3GB
Internet: 10 Mega dedicado (numa rede de no máximo 2 pc's) (use internet a cabo)
SO: pode ser Windows XP/7 ou Linux Ubunto (Linux é melhor mas eu não sei usar)
Last edited by BrunoMine on Fri Mar 14, 2014 17:55, edited 1 time in total.
My small square universe under construction ... Minemacro
Comunidade Minetest Brasil
www.minetestbrasil.com
 


Return to Português

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 7 guests

cron